Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Caverna das ninfas


Com 3500 metros de extensão e 40 metros de largura, a caverna é dividida em duas áreas, sendo que a primeira é a mais bela e famosa

A natureza sempre nos surpreende com sua perfeição e beleza única em locais que a gente nem imagina não e verdade?Já pensou em unir em só lugar as paradisíacas águas azuis-turquesa do Caribe e o encanto de cavernas milenares que já foram habitadas por Deuses Gregos? A região de Melissani, na Grécia, se enquadra perfeitamente nesta utopia.
Localizada na ilha de Cefalônia, a Caverna Melissani e seu lago interno de mesmo nome encantam turistas com suas águas cristalinas que variam entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda. Com 3500 metros de extensão e 40 metros de largura, a caverna é dividida em duas áreas, sendo que a primeira é a mais bela e famosa.
O trecho inicial foi premiado com um enorme buraco no teto de onde incide os raios solares sobre a água pintando-a com um intenso azul. Já no segundo trecho, a luz fica mais rara e as estalagmites e estalactites tomam conta da caverna e dão um ar sombrio ao local. Localizada na área transitória entre as duas grutas existe um antigo altar de oferendas ao Deus Pã que deu origem ao nome popular do local, "Caverna das Ninfas". Segundo a mitologia grega, as grutas eram habitadas por Deuses e suas belas mulheres que viviam num paraíso dentro da Terra.
Este santuário natural foi redescoberto de forma curiosa durante um terremoto na região. Em 1951, o grego John Petrohelos tentava escapar de um forte tremor de terra, porém o chão cedeu durante sua fuga. O que parecia ser um enorme buraco aberto pelo terremoto era na verdade um paraíso escondido no subsolo da ilha.
Como na caverna é proibido mergulhar por questões ambientais, os passeios são feitos por vários barquinhos de madeira que levam os turistas para um tour dentro das grutas
Por estar localizada próxima ao Mar Adriático, as águas da caverna são salubres e vem da praia ao lado, conhecida como Fridi. Porém, o lençol freático que está abaixo da gruta também alimenta a piscina natural com suas águas doces. Como na caverna é proibido mergulhar por questões ambientais, os passeios são feitos em pequenos barcos de madeira que levam os turistas para um tour dentro das cavernas . A visita é feita com um guia e que dura cerca de 2:30 horas aproximadamente.