Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Hong Kong


Aportuguesado como Honguecongue (chinês: 香港; romanização do mandarim pinyinXiānggǎng, romanização do mandarim Wade-Giles: Hsiang1-kang3pronunciado: [ɕjáŋkàŋ]; romanização do cantonês jyutpingHoeng1gong2, romanização do cantonês Yale: Hēunggóngpronunciado: [hœ̂ːŋkɔ̌ːŋ]; em Hacá:Hiong1-gong3; em inglês: Hong Kongpronunciado: [hɒŋ ˈkɒŋ]), Hong Kong é uma das duas regiões administrativas especiais (RAE) da República Popular da China (RPC), sendo a outra Macau. Uma cidade-Estado situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional, é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Com uma área de 1 104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa e 5% de outros grupos étnicos. A maioria chinesa Han da cidade é originária, principalmente, das cidades de Guangzhou e Taishan, na vizinha província de Guangdong.
Hong Kong se tornou uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Originalmente confinada àIlha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon em 1860 e, em seguida, para os Novos Territórios, em 1898. Foi ocupada pelo Império do Japão durante a Guerra do Pacífico, após a qual o controle britânico foi retomado até 1997, quando a China reassumiu a soberania da cidade. Durante a era colonial, a região adotou a mínima intervenção do governo sob o ethos do não intervencionismo positivo. A era colonial teve grande influência na atual cultura de Hong Kong, muitas vezes descrita como o lugar onde o "Oriente encontra o Ocidente", e no seu sistema educacional, que costumava seguir o sistema do Reino Unido até que reformas foram implementadas em 2009.
Sob o princípio de "um país, dois sistemas", Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental. O judiciário independente de Hong Kong funciona no âmbito da common law. A Lei Básica, a constituição da cidade, estipula que Hong Kong deve ter um alto grau de autonomia em todas as esferas, exceto nas relações exteriores e na defesa militar. Embora tenha um sistema multipartidário em desenvolvimento, um pequeno círculo do eleitorado controla metade da sua legislatura. O chefe de governo da cidade é selecionado por um Comitê de Seleção/Eleição com 400 a 1200 membros, durante os primeiros 20 anos.
Como um dos principais centros financeiros internacionais, Hong Kong tem uma grande economia de serviço capitalista caracterizada pelo baixo nível de impostos e pelo livre comércio, sendo que a sua moeda, o dólar de Hong Kong, é a oitava mais negociada no mundo. Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causou uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do planeta. O espaço denso também resultou numa rede de transportes altamente desenvolvida e lucrativa, com uma taxa de transporte de passageiros superior a 90%, a maior do mundo. Hong Kong tem várias colocações em classificações internacionais de vários temas. Por exemplo, sua liberdade e competitividade econômica e financeira, qualidade de vida, percepção de corrupção e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão todos classificados nas mais altas posições. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que Hong Kong tenha a segunda maior expectativa de vida do planeta.


Historia de Hong Kong:
A ocupação humana de Hong Kong - data do Paleolítico - . Foi inicialmente incorporada no Império Chinês, durante a Dinastia Qin, que serviu como porto nas dinastias Tang e Song. O primeiro visitante europeu registrado, foi o português Jorge Álvares. O contacto com o Reino Unido foi estabelecido após a Companhia Britânica das Índias Orientais ter estabelecido uma feitoria na cidade vizinha de Cantão. Durante a Guerra do Ópio (1839-1842), Hong-Kong foi ocupado pelo Reino Unido e em 1898 a China entregou o território por um prazo de 99 anos. A partir dessa data, a nova colônia britânica passou a ser um importante centro de comércio.
No processo que levou ao estabelecimento da República da China, em 1912, Hong-Kong serviu de refúgio político para muitos da oposição  ao antigo regime . Após 1912 o nacionalismo chinês afirmou-se hostil relativamente a potências externas. Entre 1925 e 1927 este regime proibiu o acesso de navios ingleses aos portos do Sul da China, fato esse que comprometeu o comércio de Hong-Kong.
A guerra sino-japonesa da década de 1930 levou a China a procurar apoio contra o Japão junto de países da Europa como a Inglaterra, o que facilitou as até então difíceis condições de relacionamento entre os dois países.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ilha Aogashima


Você já pensou alguma vez em sua vida,morar dentro de uma cratera de um vulcão ativo? pronto para cuspir fogo a qualquer momento? Parece meio absurdo, mas pode acreditar,mais de 200 pessoas vivem em uma Ilha Vulcânica,chamada Aogashima no Japão.
Localizado a quase 400 quilômetros da capital Tóquio e administrado pela mesma,a ilha faz parte da cadeia de Ilhas da Península Izu, localizado no Mar das Filipinas. É lugar surpreendente e, saber que há pessoas vivendo neste lugar tão remoto e desprovido de tecnologia, onde só é possível chegar lá através de barco ou helicóptero.
É considerada a menor cidade do Japão e como qualquer outra cidade pequena, Aogashima possui uma pequena infraestrutura para os moradores que ali vivem, tendo uma escola, uma agência de correios, vários bares e dois restaurantes. Outra coisa que surpreende nesta ilha é a tranquilidade, sendo portanto um ótimo lugar para relaxar.

Rua principal de Aogashima.

Mas e bom lembrar que a ilha é simplesmente um vulcão ativo! E se isso não bastasse, no centro da ilha existe um outro vulcão menor, chamado Maruyama, ou seja, é um vulcão dentro de outro vulcão! E então,você conseguiria viver tranquilo sabendo que, a qualquer hora no lugar que você vive, poderia explodir? Já os moradores acreditam que é seguro viver ali,considerando que a ilha e um vulcão ativo Classe-C. A última erupção aconteceu no ano de 1785 e matou aproximadamente 140 pessoas,números esses que correspondem a quase metade da população que viviam na ilha naquela ocasião,com cerca de 327 pessoas. A ilha chegou a ser evacuada,mas 50 anos mais tarde,muitas pessoas acabaram retornando a ilha, atraídas pela beleza preservada do local.Dizem também que a noite em Aogashima é simplesmente um espetáculo,por ser um lugar livre de poluição,e possível observar o céu completamente estrelado.E para quem quer paz  e tranquilidade e um lugar perfeito para se morar. Desde que a ilha não acorde é claro. rsrs.


A ilha e um local bastante exótico e fascinante, mas e pouco frequentada por turistas, mas aos poucos essa fantástica ilha vem sendo conhecida internacionalmente.É um lugar que causa bastante intriga e que faz despertar a curiosidade e imaginação de muitos. Saber que existe lugares como esse,onde pessoas viver despreocupadas. E isso no interior de uma cratera de um vulcão ativo,situado em uma ilha tão distante e perdida em meio ao oceano.A ilha de Aogashima tem cerca de 3,5 km de comprimento e largura máxima de 2,5 km, e formadas pelos restos de sobreposição de pelo menos quatro caldeiras submarinas. A ilha é cercada por escarpas muito íngremes de depósitos vulcânicos em camadas. No litoral sul também sobe para uma crista bem afiada, formando uma borda de uma cratera chamada Ikenosawa com um diâmetro de 1,5 km.

domingo, 27 de setembro de 2015


Serra da Mantiqueira é uma montanha em cadeia que se estende por três estados Brasileiro: São eles:São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana e que compreende um maciço rochoso que possui uma área de grandes terras altas, entre 1000 e 2800 mil metros de altitude,nas divisas dos estados citados acima.Há diversas unidades de conservação, como a área de proteção ambiental Serra da Mantiqueira, dividida entre os três estados, o Parque Nacional de Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).Sendo que 10% por cento da mantiqueira encontra-se em terras cariocas. 30% por cento no estado de São Paulo, e os demais 60% estão localizados no estado de Minas Gerais, que possui a sua maior porção (proveniente da região onde está o município de Barbacena e que de lá inclina-se para o sudoeste até se encontrar com as fronteiras com o Rio de Janeiro e logo após,com São Paulo, onde torna-se uma fronteira natural com o estado de Minas Gerais até as mediações finais da cidade de Joanópolis (São Paulo) e Extrema (Minas Gerais) e por fim, na cidade de Bragança Paulista no estado de São paulo.A capital mais próxima da Serra da Mantiqueira é São Paulo, que situa-se a 90 km da primeira cidade situada na Serra da Mantiqueira: Bragança Paulista, a segunda é Belo Horizonte, que está situada a 170 km da cidade de Barbacena,sendo esta,a primeira situada na Serra da Mantiqueira,e a terceira é o Rio de Janeiro que se localiza a 198 quilômetros do mais próximo povoado na Serra: Visconde de Mauá, (distrito do Município de Resende).
A Serra da Mantiqueira estende-se por aproximadamente 500 km de extensão iniciando próximo à cidade de Bragança Paulista seguindo para o leste delineando as divisas dos três estados brasileiros até a região do Parque Nacional de Itatiaia,(divisa entre rio e minas)onde adentra o estado de Minas Gerais até a cidade de Barbacena. A partir daí, pode considerar uma continuação da serra, pois a mesma desvia para o norte até a Serra do Brigadeiro, no leste de Minas Gerais, chegando a aproximar-se do Parque Nacional do Caparaó,e fechando sua cadeia nos últimos contrafortes de ouro branco,no centro no centro do estado mineiro, Seu ponto mais alto é a Pedra da Mina, com 2 798 metros, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo e seu ponto de transposição mais baixa é a Garganta do Embaú, por onde passaram os bandeirantes durante suas incursões no interior de Minas Gerais.
Nascente na serra da mantiqueira.

A serra da mantiqueira e muito popular por prática de alpinismo, por ter picos elevados, e o rally e muito praticado durante o inverno, por ser uma estação seca, aumenta a procura dessa modalidade de esporte na serra.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Nova Déli

Nova Deli ou Nova Délhi e em inglês New Delhi, é a capital da Índia.Tendo uma área total de 42,7 km², Nova Deli situa-se dentro da metrópole de Deli, e atualmente a cidade e a sede do Governo da Índia, da República da Índia, além do governo do Território da Capital Nacional de Deli (NCT).
Nova Déli foi Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens. A cidade é conhecida por seus bulevares amplos e bem arborizada, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. A cidade e a capital do pais Desde 1947,tendo já sido a capital da colônia britânica antes da independência.Antes, a capital colonial da Índia era Calcutá).
Calcutá foi a capital da Índia até dezembro de 1911 e serviu como centro político e financeiro de diversos impérios da Índia antiga e medieval, especialmente do Império Mongol, que fez parte da Região do Panjabe de 1799 a 1849. No início do século XX, uma proposta foi feita à administração britânica para mudar a capital para Deli; ao contrário de Calcutá, que se localiza na costa oriental da Índia, Deli localiza-se no norte do país, e o governo da Índia Britânica decidiu que seria mais fácil administrar o extenso território a partir de lá. O rei George V, então Imperador da Índia, anunciou oficialmente a alteração da capital do Raj.
Nova Deli foi projetada ao sul da Cidade Antiga, construída pelo imperador mogol Shah Jahan. A cidade situa-se diante do sítio de sete antigas cidades, e inclui inúmeros monumentos históricos, como o Yantra Mandir e os Jardins de Lodhi.
Boa parte de Nova Deli foi projetada pelo empreiteiro local, Sir Sobha Singh, e pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens; até os dias de hoje uma região da cidade é chamada de "Lutyens' Delhi" ("Deli de Lutyens"). A área administrativa central da cidade foi projetada como um testamento àspretensões imperiais britânicas; no coração da cidade estava o imponenete Rashtrapati Bhawan (conhecido então como Casa do Vice-Rei), sediado sobre o Monte Raisina. O Rajpath, também conhecido como King's Way ("Caminho do Rei"), estendia-se do Portão da Índia ao Rashtrapati Bhawan, em cujos flancos situa-se o Edifício do Secretariado, que abriga diversos ministérios do governo indiano. A Casa do Parlamento, projetada por Herbert Baker, localiza-se na Sansad Marg, rua que segue paralela aoRajpath.
Após a independência da Índia, em 1947, uma autonomia limitada foi conferida a Nova Deli, que passou a ser administrada por um Comissário-Chefe, nomeado pelo governo indiano. Em 1956 Deli foi convertida num Território da União, e o comissário eventualmente foi substituído por um Tenente-Governador. A Constituição da Índia, em sua sexagésima-nona emenda, de 1991, declarou que o Território da União de Deli passaria a ser conhecido formalmente como Capital do Território Nacional de Deli.Um sistema de diarquia foi introduzido, através do qual o governo eleito recebia amplos poderes, com a exceção lei e da ordem, que permaneciam prerrogativas do governo central. A atual legislação foi implementada em 1993.

Horário de pico em nova Déli

Os monumentos mais importantes de Déli são: Além do palácio Rashtrapati Bhawan, construído em arenito e mármore, que serve como residência oficial do presidente, o Arco Comemorativo da Primeira Guerra Mundial, construído em 1921, e os Templos Religiosos de Balmiki e Lakshminarayan, que foram frequentados por Mahatma Gandhi. Na cidade velha, em frente ao rio, levanta-se o Forte Vermelho, que rodeia um palácio mongol do século XVII. Na margem do Jumna também encontra-se Rajghat Samadhi, onde foi incinerado o corpo de Gandhi. De grande interesse existe também a Grande Mesquita, do século XVII, e a Mesquita Moti Musjid, construída por Aurangzeb.
Em 2001, Nova Deli tinha uma população de 295.000 habitantes, enquanto o Território da Capital Nacional de Délhi (NCT) tinha uma população de 9,81 milhões de habitantes.,o que fazia dela a segunda área metropolitana da Índia em população, atrás apenas de Bombaim. Existiam 925 mulheres para cada 1000 homens no NCT, e a taxa de alfabetização é de 81.67%.
A religião predominante de Déli e o hinduísmo com cerca de 82% da população,da qual, Nova Deli é apenas uma parte. Existem também grandes comunidades de muçulmanos (11.7%), sikhs (4.0%), jainistas (1.1%) e cristãos (0.9%) em Deli. Outras minorias incluem osparses, budistas e judeus.
O hindi é o principal idioma da cidade. Outras línguas comumente faladas são o inglês, o panjabi e o urdu. Grupos linguísticos de todas as regiões do país estão bem representados na cidade; entre eles o maithili, haryanvi, canarês, telugu, bengali, marata e tâmil.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Lago titicaca



Titicaca é um grande lago localizado nos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia.E o maior lago da América do Sul em volume de água O Lago de Maracaibo, na Venezuela, tem uma área de superfície maior,porem é considerado uma grande baía salobra,isso devido à sua ligação direta com o mar.Muitas das vezes, ele e considerado o lago navegável mais alto do planeta,haja vista que, sua superfície está a 3.812 metros acima do nível do mar. Embora isto refira-se a navegação de grandes embarcações, geralmente é considerada navegações de embarcações comerciais. Por muitos anos o maior navio a flutuar no lago foi o SS Ollanta, com cerca de 2.200 toneladas e 79 metros de comprimento.Atualmente,o maior navio que navega pelo lago é o Manco Capac, operado pela Peru Rail. Há pelo menos vinte corpos de água em todo o mundo que estão em altitudes mais elevadas, mas todos eles são muito menores e mais rasos que o lago Titicaca.
O titicaca tem cerca de 8300 km² e esta situando a 3821 metros acima do nível do mar, é o lago navegável comercialmente mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, sendo superado apenas pelo Lago de Maracaibo.Está localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia.O lago tem uma profundidade média de 140 a 180 m, sendo que a parte mais profunda tem cerca de 280 m. Mais de 25 rios desaguam no Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, sendo algumas dessas, densamente povoadas.
Ilha flutuante sobre o lago titicaca.
O lago Titicaca é alimentado pela água das chuvas e pricipalmente pelo degelo das geleiras que rodeiam o altiplano.O rio Desaguadero,corre para o sul através da Bolívia até o Lago Poopó; no entanto, este afluente é responsável por pelos menos cinco por cento de perda da água, ficando por conta da evaporação devida ao ventos intensos e à exposição extrema da luz solar a essa grande altitude.
CuriosidadeSegundo estudiosos do assunto,O lago Titicaca tem origem tectônica. Formou-se aproximadamente durante a era terciária, devido ao afundamento de uma parte da meseta andina. A sua área primitiva era muito mais extensa sendo atualmente apenas um lago residual.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A maior fábrica de automóveis do mundo


Em Ulsan, na Coreia do Sul, está situada a maior 
fábrica de automóveis do mundo; a Hyundai. Com mais de cinco milhões de metros quadrados de área, a fábrica emprega atualmente 34 mil funcionários e é capaz de produzir um carro a impressionante dez segundos. A fábrica é dividida em cinco plantas, sendo que cada uma delas produz automóveis de uma categoria (SUV, sedã). O local tem a capacidade de produzir 4,794 milhões de veículos anual– números esses,mais do que o número de carros novos vendidos no Brasil em 2013. De acordo com a fábrica Hyundai, são fabricados 6 mil carros por dia em Ulsan.A marca coreana possui sua própria zona portuária na cidade, de onde exporta carros para todas as regiões do mundo. É da planta da Coreia do Sul que o Brasil recebe modelos como Santa Fé e i30, por exemplo.A fábrica funciona em dois turnos, uma carga horária de 8 e outra de 9 horas. Os funcionários da empresa possuem um intervalo de dez minutos a cada duas horas trabalhadas, sendo que após retornarem ao expediente trocam de posto. De acordo com a Hyundai, cada linha de produção possui cerca de 130 postos, com dois ou três funcionários cada um, ou seja, cada veículo passa pelas mãos de aproximadamente 300 funcionários antes de sair da fábrica. Para a alimentação dos 34 mil funcionários, a Hyundai se dispõem de  24 restaurantes instalado dentro da fábrica.
Depois de prontos, todos os carros que saem da linha são levados para uma pista de 3 quilômetros de extensão, onde engenheiros da Hyundai e pilotos realizam diversos testes nos veículos. Após isso, eles são levados para um pátio à espera de embarque nos navios.Por dia, a Hyundai embarca cerca de 3 mil carros nos navios que ficam no porto da fábrica, que tem cerca de 870 metros de extensão  – por ano são 1,06 milhão -. De acordo com a montadora, cada um dos imensos navios levam cerca de 4 mil carros, sendo que saem três navios por vez do local. A empresa possui 160 navios para o transporte de carros, cada um deles com dez andares.
Curiosidades:
-Só pra se ter uma ideia,são aproximadamente 400 motoristas para levar os 3 mil veículos por dia aos navios.
-De tão grande que é esta fábrica, funciona quase como uma cidade, tem o seu próprio hospital, uma rede de estradas, bombeiros, 24 restaurantes, tratamento de esgoto e de águas residuais e seu próprio porto com capacidade para 3 navios de grande porte.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Rodovia dos imigrantes.



A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é uma rodovia do estado de São Paulo. Tem 44 viadutos, sete pontes e 14 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul paulista.
É a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao litoral sul paulista, possuindo tráfego intenso de veículos, sobretudo durante o verão e em feriados.
A Rodovia dos Imigrantes faz parte de um complexo de estradas denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, dos quais fazem parte também as seguintes rodovias: Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
Em 23 de janeiro de 1974 foi lançada a pedra fundamental da rodovia que seria inaugurada em 1976, considerada então um projeto revolucionário: a pista é composta predominantemente de viadutos e túneis atravessando a Serra do Mar. Esta deveria ser apenas a pista ascendente (litoral-São Paulo) das duas pistas previstas para a Imigrantes, mas era revertida para a direção em que o tráfego fosse mais intenso, mesmo porque a construção da segunda pista não se concretizou por anos.
Em meados de maio de 1998,a empresa privada Ecovias recebeu a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção do Sistema Anchieta-Imigrantes. Dentre outras exigências, o contrato estabelecia que a concessionária deveria construir a pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. Esta pista foi inaugurada em 17 de dezembro de 2002. Com um projeto refeito em relação ao original, de 1986, a pista descendente possui viadutos mais modernos e túneis mais longos que os da pista ascendente.

As duas pistas da Imigrantes são reversíveis. A administração do Sistema Anchieta-Imigrantes mantém a prática de reverter as pistas para um único sentido quando o tráfego é muito intenso: geralmente, às vésperas de feriados prolongados (em que as pistas são revertidas para o sentido capital-litoral), ou ao final destes (quando se revertem as pistas para o sentido litoral-capital).
A Pista Norte da Imigrantes possui 11 túneis. Já a sua Pista Sul possui quatro, sendo dois deles os mais extensos túneis rodoviários brasileiros, o primeiro com 3.146 m de extensão e o outro com 3.009 m dela. Túneis e viadutos tão extensos foram necessários para que o impacto ambiental sobre a Serra do Mar fosse mínimo na construção da Pista Sul. A construção da Pista Norte, na década de 1970, exigiu o desmatamento de 16.000.000 m², já a construção da Pista Sul, inaugurada em 2002, desmatou cerca de 400.000 m².

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Taipei 101


Taipei 101,é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei, Capital de Taiwan. O edifício, projetado por C. Y. Lee e construído por KTRT Joint Venture, foi o arranha-céu mais alto mundo superando as torres Petronas Towers, na Malásia em 2003, e sendo superado pelo Burj Khalifa nos Emirados Árabes Unidos, em 2010 e pelas Abraj Al Bait Towers na Arábia Saudita em 2011. O Taipei 101 recebeu o prêmio Emporis Skyscraper em 2004. Foi considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno - revista Newsweek, 2006- e uma das Sete Maravilhas de Engenharia -Discovery Channel, 2005 -.
O edifício fica como um ícone de Taipei, e de Taiwan como um todo. Seu estilo combina a tradição e modernidade da cultura asiática e internacional num único projeto. Suas características de segurança permitem-lhe suportar tufões e terremotos de grande escala. Um centro comercial multi-nível adjacente ao edifício tem centenas de lojas de moda, restaurantes e clubes. Fogos lançados a partir do Taipei 101 são uma característica proeminente das transmissões internacionais de réveillon. A estrutura é um marco e aparece com frequência em filmes, shows de televisão, publicações impressas, animes, jogos e outros elementos da cultura popular.
O nome da torre reflete a sua localização no distrito comercial de Taipei. O número é pronunciado em inglês simplesmente como "one-oh-one" e em mandarim pelo seu equivalente.
O Taipei 101 é de propriedade da Taipei Financial Center Corporation e gerido pela divisão internacional da Urban Retail Properties Corporation baseada em ChicagoEUA. O nome inicialmente previsto para o edifício, era Taipei World Financial Center, que foi obtido a partir do nome do proprietário. O nome original em chinês foi literalmente, Taipei International Financial Center (chinês tradicional:臺北國際金融中心; pinyin: Táiběi Guójì Jīnróng Zhōngxīn).
O Taipei 101 foi ultrapassado em altura no dia 21 de julho de 2007 pelo Burj Khalifa, em DubaiEmirados Árabes Unidos, após o término da construção dos 141 andares até aquele momento. O título de "edifício mais alto do mundo" agora pertence ao Burj Khalifa, pois as normas arquitetônicas internacionais definem o edifício como uma estrutura totalmente ocupada. O Burj Khalifa reclamou o título quando sua construção terminou em 2010.

Fonte: Wikipedia 
Curiosidade: durante a construção do Taipei 101, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a região de Taipei, em 2002. O edifício ficou inteiro, mas dois guindastes caíram do 56.º andar e 5 pessoas morreram.