Páginas

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Acidade mais fria do planeta

Pra quem não sabe, Oymyakon ou Oimekon (em russo: Оймяко́н) é uma comunidade do Leste da Sibéria -Rússia-, junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, e tem cerca de 100 a 1100 habitantes. Muita conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com o valor de -72.2ºC, que ocorreu em meados de Janeiro de 1926.Oymyakon situa-se a 63° 15' Norte de latitude e 143° 9'de longitude,acerca de 800 quilômetros a leste de Yakutsk, uma das mais importantes cidades da Sibéria.
No dialeto local Oymyakon significa água não congelada, por causa da proximidade de fontes naturais de água. O solo é permanentemente congelado, do tipo permafrost. A vida não e nada fácil nesta cidade, os habitantes alimentam-se de cavalo e rena. O curto período estival permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o restante do ano. Os transportes também são igualmente dificultados pelo fato de os combustíveis como o -gasóleo- congelarem a -50ºC (-58ºF). A escola encerra suas atividades quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC. A tinta das canetas esferográficas congelam habitualmente e todo o equipamento eletrônico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reacções de dilatação e contração dos metais a temperaturas extremamente tão baixas.




Curiosidade:
Para se ter uma ideia, nos dias mais frio do Inverno, a temperatura pode alcançar os 60 graus negativos,o solo começa a rachar e o ar estala. Ninguém ousa a sai de casa, a não ser que seja absolutamente necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário